#3 Criativos, tranquilidade & ecommerce que não vende
Quais criativos que testamos que mais vendem? Tive uma semana tranquilo, mas nem tanto na gestão de tráfego e o desafio da semana é mais abrangente e pode te ajudar muito no seu negócio.

☕ Estamos de volta para o terceiro episódio do Café com Ads. ☕
Eu espero que vocês estejam se acostumando a me ler falando sobre tráfego nas suas manhãs de segunda, porque eu estou me acostumando muito bem a escrever para vocês.
Bom, para essa terceira semana queria avançar em um assunto que é muito popular para quem faz anúncios e uma das coisas mais importantes que você pode desenvolver como habilidade na sua gestão de tráfego:
O desenvolvimento de criativos que convertem...
Além disso, na segunda seção onde conto sobre minha jornada. Vou mostrar para vocês quais são os processos padrões que tenho de otimização, mesmo em uma semana tranquila.
E por último, temos o desafio de tráfego da semana na última seção!
📍 Então vamos lá que o conteúdo de hoje está legal demais!!!
Criativos que vendem…
O criativo é uma parte essencial da sua campanha!!
Ele transmite a mensagem para o público que você escolheu. E é a partir dele que você vai convencer pela primeira vez uma pessoa que viu o seu anúncio a clicar no seu link ou não.
Já vi alguns casos de gestores de tráfegos que gastam 60/70% otimizando apenas criativos e conseguem tirar um resultado bom disso.
Afinal, vai chegar uma hora que você vai ver que não tem muito segredo em testar audiência e estrutura de campanha(Principalmente quando você investe mais orçamento). Agora, os criativos sempre podem melhorar e ser uma ferramenta importante para os seus resultados também melhorarem.
Pensando nisso, para essa primeira seção separei alguns conceitos e exemplos de criativos para TARGET(Quando você anuncia para um público frio. É diferente do remarketing) que já funcionaram muito bem para a minha realidade e que você pode adaptar para te ajudar a bombar as suas vendas.
Vamos lá:
Quando eu penso em criativo de target eu gosto de seguir duas lógicas principais que tendem a chamar mais atenção e a funcionar melhor com público frio:
1) Explicar muito bem o benefício e transformação do produto que estou vendendo;
2) Fazer algo chamativo para levar a pessoa para a minha landing page e ai lá vendo para ele;
3) Video chamado com bom gancho inicial.
Exemplo do 1) seria uma video/imagem/carrossel explicando as funcionalidades da plataforma que você vende e no final uma promessa + call to action(CTA).
Esse estilo aqui eu gosto muito e é o meu preferido para vender SaaS(Service as a Software), App ou produtos mais completos/complexos.
Nesse carrossel eu posso explicar bem todos os beneficios de uma forma bem completa, fazendo com que a pessoa chegue com mais informações na minha landing page.
Isso geralmente ajuda a filtrar o tráfego, e o cara que clica no meu link, como ele viu mais informações no anúncio, ele toma melhor de se aquele produto faz ou não sentido para ele.

Esse é um exemplo da Loja Integrada, serviço que vende sites para loja online. Nesse carrossel ele aproveita todo o tempo que conquistou do leitor para poder explicar os layouts da plataforma e mostrar as opções para convencer o cliente a assinar:
Exemplo do 2) seria uma imagem com uma promessa muito forte que chame bastante a atenção de um lead como "Investimento com rentabilidade garantida de 10% ao ano"
Esse é um outro estilo de criativo que acho sensacional! Pega uma promessa forte(Mas nunca minta!) e faça questão de que esteja bem destacada no criativo.
Por ser uma promessa forte, você vai atrair bastante atenção e ai cabe a você criar uma landing page muito informativa e que dê respaldo para aquela promessa forte que você usou.
Nesse exemplo que dei, se a pessoa viu essa rentabilidade, ela vai querer entender qual o risco, se ela tem liquidez, porque a rentabilidade é tão alta e outras informações necessárias para ela ter certeza de que esse é um bom investimento e que vale a pena colocar o dinheiro dela ali.
👉 Então sempre, SEMPRE, que você usar essa promessa muita forte, garanta que você consiga reforçar ela na landing page e explique da melhor forma possível que você realmente consegue entregar aquilo que prometeu.

No criativo que promovo o Café com Ads eu te faço um promessa, de que você vai aprender a gerir tráfego com alguém que geriu mais de R$300.000. E quando você entra e lê o Comece Por Aqui, eu reforço a promessa mostrando como geri tanto assim e que eu realmente posso te ensinar o que aprendi. Pegou a ideia? 👍
E o último estilo que eu gosto bastante, é o video com gancho inicial. Esse é o caso 3), e nele pouco importa se você faz stories ou feed, o importante é que esse video tenha:
I - Gancho inicial forte(Primeiros 3/4 segundos que chamem muita atenção)
II - Boa explicação do seu produto que reforce o gancho que você usou.
Por exemplo: Eu sempre gosto de começar com uma pergunta que encaixa muito bem com a persona que estou vendendo. No caso aqui do Café com Ads ☕ eu perguntaria - "Você é gestor de tráfego? Então continua assistindo esse video que eu tenho um recado para te dar"
Como você é gestor de tráfego, você no mínimo vai ficar curioso para saber qual o recado que eu tenho especificamente para você, certo?!
Depois disso, eu explicaria que nos últimos anos eu tive a oportunidade gerir centenas de milhares de reais em tráfego e que para fixar os meus aprendizados eu resolvi criar uma newsletter semanal para ajudar gestores de tráfego a melhorarem os seus resultados. Por último faria o CTA - É 100% gratuito, arrasta pra cima e se inscreve.
Pegou a ideia?
E ai vai um insight sensacional para você criar os seus criativos: FAÇA UM CRIATIVO QUE SUA AUDIÊNCIA ACHE QUE FOI FEITO ESPECIALMENTE PARA ELA
Nesse exemplo que eu te dei da pergunta, você é gestor de tráfego então você entende que aquilo foi para você especificamente. Geralmente os criativos que geram esse gatilho, são os que tendem a converter melhor.
Imagino que você já viu muito o Érico Rocha fazendo esse estilo:
"Se você tem entre 18 e 24 anos assista esse video"
"Se você é empreendedor assista esse video"
"Se você é do signo de libra, assista esse video"
O efeito que ele quer gerar é exatamente esse. Aumentar o engajamento no criativo, gerando o efeito do - "Aaaah esse anúncio é pra mim" 🙋♂️
-------
O como você vai fazer esses criativos, tem diversas variações e recomende que você teste até para aprender.
Eu gosto muito de anúncios que não parecem anúncios. As pessoas costumam prestar mais atenção, porque ele parece um post normal que está aparecendo no insta dela.
Aqueles anúncios imitando a caixa de pergunta do Instagram, convertem bem. Fotos nativas(Sem ser aquelas de banco de dados), também convertem bem.
Enfim, peguem aqueles 3 conceitos ali acima e sejam criativos nos testes! As chances deles darem resultados são ótimas, pelo que já vi de experiência aqui.
👉 Hoje gerindo mais de 6 digitos por mês eu continuo usando essa mesma lógica para produção de criativos, então imagino que pode ajudar muito você ai também!!
The Journey
Cara, pensa em uma semana que foi tranquila para o meu Facebook Ads!! No Google Ads nem tanto, mas no Face tranquilo demais.
Foi por isso que resolvi contar um pouco do que faço de processo padrão de otimização nas minhas campanhas de Face mesmo quando não tem muito trabalho para se fazer e também vou aproveitar o espaço para falar de Google Ads pela primeira vez aqui, contando um dilema que estou tendo.
📍 Bora que essa segunda sessão tá legal...
Bom, tem semanas que são quase que exclusivas de Facebook Ads. Quando estou em processo de escala de orçamento, são 3/4 testes de campanha por dia, otimização de criativos, brainstorm para novos públicos e novas estruturas e por ai vai...
Isso acaba dando muito trabalho, já que subir verba costuma derrubar o seu ROAS (Return on Ad Spending) e então você precisa balancear bem para não perder a mão e derrubar muito seu retorno.
Depois de finalizar o processo de escala, vem um processo de otimização constante que é bem tranquilo. 👍
Basicamente é diminuir e aumentar o orçamento baseado em um CPA Máximo(Se você não conhece essa lógica que uso, eu expliquei ela no episódio piloto, é só clicar aqui).
Começando a semana, na segunda e na terça eu não altero nada nas campanhas. Esses dois dias são para coletar dados da semana e sentir como vai ser o resultado dos próximos dias.
Na quarta é o dia fixo para aumentar o orçamento. No fim do dia, ali para as 18:00 / 19:00 eu abro as campanhas e faço uma análise dos últimos 3 e 7 dias para entender quais campanhas tem um custo por aquisição abaixo do que planejei.
Essas campanhas que estão abaixo do CPA, eu faço um aumento de verba. E ai vem um detalhe importante: 👉 Eu nunca aumento ou diminui mais de 20% do orçamento de uma campanha. Mexer mais do que isso reseta a aprendizagem da sua campanha e você definitivamente não quer isso. 👈
Então sempre varie no máximo 20% de uma campanha de uma vez só. Depois disso, deixe o Face trabalhar um pouco com esse novo orçamento e só ai altere novamente.
Enfim, voltando a quarta-feira. Esse dia é exclusivo para subir orçamento 💸 - Se a campanha está com um CPA muito abaixo, significa que o resultado está muito bom, então eu aumento 20% no orçamento. Se a campanha está com um CPA abaixo, mas não muito, é um resultado bom, então aumento 10% no orçamento e ai se a campanha está perto do CPA que quero, eu não mexo nela.
Na quarta-feira eu não costumo diminuir orçamento, nem das campanhas que estão ruins.
Na quinta-feira geralmente é um dia sem otimização. E ai na sexta é o dia de diminuir orçamento 💸.
Se na quarta eu só aumentei, na sexta eu só diminuo.
Isso é baseado em que geralmente o resultado do fim de semana é ruim, então eu consigo economizar uma grana boa reduzindo a verba para o fim de semana e segundo que na sexta já tenho dados da semana toda para saber quais campanhas performaram bem e quais nem tanto.
Ps: Mesmo o resultado do fim de semana sendo ruim, não desligue as campanhas! Você vai perder a aprendizagem delas desligando e de novo, você definitivamente não quer perder essa aprendizagem.
Então voltando... Na sexta, a lógica que usei para aumentar eu uso para diminuir orçamento. Se uma campanha está com um resultado muito pior do que esperava, eu reduzo 20% do orçamento, se ela está um pouco acima do esperado, reduzo 10% do orçamento. E se estiver perto, eu não altero orçamento.
Essa é a rotina padrão de otimização que uso quando não estou escalando no Face! Ela é bem simples, e como costumo gerir uma verba bem alta, ela cabe bem em larga escala.
Agora pela primeira vez nessa newsletter, vamos para Google Ads! 🎉
No Google eu ainda não tenho o domínio que tenho do Face. Estou correndo atrás bastante de aprender mais, principalmente de rede de pesquisa para conseguir escalar esse canal na empresa onde trabalho.
Na última semana eu comecei a fazer uma espécie de teste de estresse por lá.
Basicamente o teste de estresse é quando você sobe consideravelmente o orçamento de algumas campanhas e vê como elas performam. Se vendem bem ou se não vendem nada!
No Google Ads fiz esse teste de estresse em algumas Keywords específicas que vi que históricamente vendiam mais.
Coloquei todas elas na primeira página, entre a terceira e a quarta posição com um orçamento sem limite e fui monitorando quase que hora a hora como essas campanhas performavam.
Poucas keywords realmente venderam. Por mais que tivessem muitos cliques, a taxa de conversão foi mais baixa do que a esperada e acabei voltando atrás do teste.
Estou tentando entender melhor porque algumas funcionaram e outras não, e nessa próxima semana devo testar isso novamente.
O que estou aprendendo muito é que o Google é mais complexo por conta do lance manual, mas depois que você domina, é uma ferramenta poderosíssima. Principalmente se você tem um bem de necessidade para vender!
-----
👉 Esse foi o The Journey dessa semana. Aqui sempre conto o que estou vivendo no campo de batalha e que tenho de aprendizado para compartilhar com vocês!
Segunda que vem volto com o que aprenderei nesses próximos dias, agora vamos para o desafio…
Desafio da Semana: O Ecommerce que não vende
📍 Na primeira newsletter eu soltei um desafio para quem já estava aqui e a cada 15 dias vamos ter um desafio novo.
Basicamente eu vou pegar um dilema que já vi gestores de tráfego passando no dia a dia e vou trazer aqui para vocês resolverem com seus conhecimentos sobre tráfego.
Esse desafio é para você. Então responda esse email com a solução que você faria e após todo desafio eu compartilho aqui uma ou duas das respostas que eu mais gosto.
Fechado? Então acompanha ai e depois responde esse email com sua resposta.
A Fina Estampa é uma loja de moda casual masculina. A empresa foca em blusas lisas e tem toda a sua coleção é um estilo mais minimalista que anda fazendo bastante sucesso.
Eles estão a mais de 10 anos no mercado, tem duas lojas presenciais e são bem consolidados presencialmente.
Acontece que com a quarentena, eles viram o seu movimento presencial despencar e foram obrigados a partir para o online.
A Fina Estampa postergou por anos essa digitalização do negócio. A presença em redes sociais deles sempre foi mínima e nem se preocupavam em ter um site para a marca.
Por isso, na hora de começar a vender online, a base virtual deles era quase que inexistente.
Para conseguir recuperar os resultados presenciais, a empresa te contrata como gestor de tráfego e te dá a missão complementar de consolidar a marca no online.
Eles te dão uma estrutura de ecommerce pronto para vender, mas toda a parte de criação de públicos e gestão de campanhas você deve fazer do ABSOLUTO ZERO.
Pensando em resultados de médio prazo, qual seria a sua estratégia de tráfego para tirar o ecommerce da Fina Estampa do zero e começar a bombar as vendas dele?
👇 Só responder aqui 👇
Até a próxima segunda!!
Ficamos por aqui com mais episódio! O Café com Ads ☕ tem o objetivo de semanalmente em poucos minutos te ajudar a melhorar os seus resultados como Gestor de Tráfego. Espero muito que eu tenha conseguido te ajudar hoje, e se você ver que faça sentido, compartilha a newsletter com seu amigo Gestor de Tráfego.
📍 Até segunda que vem, as 7:47 como sempre!